top of page
Photo_YanivCohen-5613.jpg

Linha do Tempo

São oferecidas oficinas diárias, para um grupo fechado de alunos e alunas, alternando aulas regulares de ballet clássico e dança contemporânea com oficinas práticas e teóricas e ainda workshops e experimentação com artistas convidados. Temas diversos e atuais, para além da dança, também são propostos ao grupo e trazidos pelos jovens (segurança pública, questões de gênero e questões raciais entre outros). Há também a oferta de saídas culturais e acompanhamento psicossocial. As turmas variam, no máximo, com até 25 participantes em idades de 17 a 26 anos,  selecionados através de audição. Como requisito fundamental, além de gostar de dança, devem estar estudando ou terem completado o ensino médio. É oferecido ainda uma ajuda de custo.

Em funcionamento desde 2012, diferentes turmas já passaram pelo Núcleo 2 e o trabalho realizado - em estreita parceria com a Lia Rodrigues Companhia de Danças -  têm impacto para além de uma formação técnica e profissional, abrindo possibilidades de futuro e alargando subjetividades. 

Em quase 10 anos de atividades, passaram pelo Núcleo 2 mais de 80 alunos e alunas vindos de diferentes partes da cidade. Dos jovens frequentadores, mais de 15 deles seguiram formação universitária nas graduações em Dança da UFRJ, outros seguiram carreira universitária em áreas diversas, cinco jovens ingressaram na Lia Rodrigues Cia de Danças, quatro jovens foram estudar na Europa e dois destes estão atuando em companhias internacionais de dança.

2021

Chamada para nova audição em Março e continuidade das oficinas em formato virtual l Residência artística dos coreógrafos Dani Lima, Felipe Vian, Renato Cruz, Rubens Oliveira e Volmir Cordeiro, processo de trabalho que resultou no vídeo “O Corpo é...” (2021)

2020

Residência artística com a coreógrafa Cristina Moura com início em Março em formato presencial e adaptada para modo virtual. O processo foi registrado resultando no filme “A Escrita é o Corpo” l Participação voluntária de alunos e alunas na Campanha "Maré Diz NÃO ao Coronavírus" encabeçada pela Redes da Maré.

2019

Intercâmbio com a Cia Norueguesa de Dança Contemporânea Carte Blanche l Aprovação de mais dois jovens alunos para a Escola P.A.R.T.S., na Bélgica, turma de 2019-2021:Marllon Araujo e Luyd Carvalho l Workshop com Cristina Moura, coreógrafa convidada. Conversas sobre segurança pública, raça e gênero.

2018

Realização de turnê na França, com parte dos alunos do Núcleo 2, apresentando-se com o espetáculo “May B” de Maguy Marin  l Pelo terceiro ano consecutivo, participação de cinco integrantes do Núcleo 2 no projeto de formação Camping, do Centre Nacional de la Danse na França l  Nova audição em outubro l Workshops com professoras convidadas: Caroline Baudoin e Claudia Damasio.
 

2017

Intercâmbio de um mês de alunos da Escola de Dança Manufacture, em Laussane, na Suíça, workshop com Thomas Hauert l Participação de cinco integrantes do Núcleo 2 no projeto de formação Camping, do Centre Nacional de la Danse, na França l Criação, ensaio e temporada no Centro de Artes da Maré de “Exercício P, de Pororoca e Piracema” l Oficinas com bailarinos e coreógrafos, como: Maria Elvira, Clarice Silva e Alejandro Ahjmed l Audição para novos alunos.

2016

Participação de cinco integrantes do Núcleo 2 no Camping, na França l Quatro integrantes do Núcleo 2 alunos selecionados para a audição para a turma de 2016-2019 de dança contemporânea da escola P.A.R.T.S., na Bélgica: Gustavo Gláuber e Rafael Galdino ficaram entre os 44 candidatos escolhidos para ingressar na escola. l Oficinas com dançarinos e coreógrafos, como: Dani Lima, Andrea Jabor, Renan Martins,  Emmanuelle Huynh, Ayse Orhon, Federica Folco e Fabrice Ramalingom l Visita e workshop com bailarinos do Scottish Dance Theatre. 

2015

 Intercâmbio na Maré de alunos e alunas da Escola Municipal Artística do Théâtre Jean-Vilar de Vitry-sur-Seine, França l Performance de rua realizada no lançamento da Campanha “Jovem Negro Vivo na Maré” em parceria com a Anistia Internacional e o Observatório de Favelas l

2014

Ensaio e  nova temporada de “Exercício M, de movimento e de Maré” l Segunda audição para o Núcleo 2, com a entrada de novos alunos/as/es l Intercâmbio artístico com a companhia francesa Sine Qua Non Art: trabalho dos coreógrafos Christophe Beranger e Jonathan Descours e posterior convite para residência artística de 4 alunos do Núcleo 2 na França.

2013

Criação, ensaio e circulação do “Exercício M, de movimento e de Maré”

Intercâmbio e viagem internacional do Núcleo 2 para a Escola Municipal Artística do Théâtre Jean-Vilar de Vitry-sur-Seine, França.

2012

Início das atividades do Núcleo de Formação Intensiva em Dança, o Núcleo 2, com a primeira audição em Março, que contou com a presença de mais de 50 jovens com idades

2011

Abertura da Escola Livre de Dança da Maré com início das oficinas abertas.

bottom of page