top of page

Projetos Coreográficos

Corpo é...

2021

Performance audiovisual resultado da residência artística dos coreógrafos Dani Lima, Felipe Vian, Renato Cruz, Rubens Oliveira e Volmir Cordeiro com o Núcleo de Formação Intensiva em Dança. A residência aconteceu toda em modo remoto, devido ao isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19.

 

Vídeo 1

A escrita é o corpo

2020

Produto audiovisual resultado da residência artística da coreógrafa Cristina Moura com o Núcleo 2. A residência foi iniciada presencialmente no Centro de Artes da Maré e finalizada de maneira remota devido ao isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19.

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

May B

2018

A coreógrafa Maguy Marin, com quem Lia Rodrigues trabalhou na criação de “May B” nos anos 1980, cedeu os direitos de execução desta peça para a Escola Livre de Dança da Maré. Os jovens do Núcleo 2 fizeram uma turnê na França, em 2018, para apresentação deste trabalho.

Vídeo 1

Vídeo 2

Exercício P, de Pororoca e Piracema

2017

Para esta montagem, o Núcleo 2 mergulhou no repertório e procedimentos de pesquisa e criação da Lia Rodrigues Companhia de Danças, especialmente nos espetáculos “Pororoca” (2009) e “Piracema” (2011).  A coreógrafa Lia Rodrigues, sua assistente, Amália Lima, e os artistas da Cia desenvolveram uma série de estratégias para que o grupo de jovens pudesse experimentar o material coreográfico e deixasse suas marcas numa montagem original.

Performance Jovem Negro Vivo na Maré

2015

O Núcleo 2 da Escola Livre de Dança da Maré, Lia Rodrigues Companhia de Danças e alunos convidados da Escola da Dança Angel Vianna construíram juntos uma performance para chamar atenção sobre o alto índice de homicídios de jovens no Brasil, em especial entre a juventude negra.

Vídeo 1

Vídeo 2

Exercício M, de Movimento e Maré

2013

Criação do Núcleo 2 sob direção de Lia Rodrigues e inspirado na obra “Aquilo de que Somos Feitos” (2000), da Lia Rodrigues Companhia de Danças. Este trabalho foi apresentado em diferentes lugares do Rio de Janeiro e em Paris, sempre em contextos pedagógicos.

Vídeo 1

Vídeo 2

bottom of page